É bastante comum que proprietários e inquilinos de imóveis se perguntem sobre a necessidade de realizar as transações com o intermédio de uma imobiliária. É importante ter um pouco de informação sobre as funções e vantagens da atuação da imobiliária para que ambos os públicos valorizem a escolha da empresa especializada e não tenha prejuízo no aluguel direto entre proprietário e inquilino.

Qual é a função das imobiliárias nos processos de locação?

O papel da imobiliária é dar segurança e comodidade nos processos de aluguel, compra e venda de imóveis de todos os tipos, com a função de intermediar a relação e garantir os direitos e deveres de ambas as partes. Para isso, é fundamental um contrato de locação entre locatário e locador.

O contrato prevê e regulamenta todas as possibilidades de situações relacionadas à locação, desde a entrada no imóvel até a rescisão de contrato. As cláusulas, assim como todos os aspectos da locação de imóveis urbanos, devem estar em conformidade com a Lei do Inquilinato.

Quando uma pessoa se interessa pela locação de um imóvel, seja para uso residencial, comercial, ou até para a instalação de uma fabricante de caixas de papelão, por exemplo, os corretores identificam as construções cujas características atendem às necessidades do inquilino.

Para isso, são incluídos na análise aspectos como a localização de preferência, quantidade de cômodos necessários, valores de aluguel e contas. Também são consideradas questões relacionadas à segurança, possíveis regras ou restrições de condomínios, entre outras.

Parte importante do contrato de locação, a vistoria do imóvel é um relatório que tem como objetivo descrever o real estado em que o imóvel é recebido pelo locatário, antes da instalação e montagem de loja de cozinhas planejadas, por exemplo. O documento atesta as condições de estruturas, acabamentos e outros itens que possam estar incluídos, como móveis, no caso do aluguel de imóveis mobiliados.

A vistoria é um grande diferencial do trabalho das imobiliárias, porque ajuda a evitar mal entendidos e a garantir os direitos de ambas as partes com relação a possíveis desgastes dos imóveis e itens que podem precisar de reparo na ocasião da devolução.

Geralmente, os contratos estabelecidos com imobiliárias têm maior duração, com uma permanência do inquilino no imóvel por mais tempo. Isso gera menos transtornos para os proprietários, com menos problemas decorrentes da rotatividade de inquilinos.

Durante a locação de imóvel para loja de jardinagem, por exemplo, algumas imobiliárias também oferecem uma equipe de manutenção, que fica à disposição para agilizar reparos e diversos serviços que podem ser necessários nas estruturas dos imóveis.

Muitas vezes, as próprias construções têm diversos elementos estruturais que precisam de uma verificação constante para evitar problemas, como é o caso de alguns dos serviços de instalações elétricas, por exemplo.

Nesses casos, as imobiliárias ajudam o proprietário a cuidar melhor dos imóveis, mesmo com locatários.

Quando são realizadas renovações de contratos de locação, as imobiliárias fazem uma reavaliação do imóvel, visando o reajuste do valor do aluguel. Desta forma, o locatário continua pagando um preço justo pelo uso do imóvel, por meio de negociações que têm como objetivo a permanência do inquilino e a valorização correta do patrimônio, ao mesmo tempo.

Por fim, a imobiliária ajuda inquilinos e proprietários a encerrarem a relação de uma maneira harmoniosa, sem conflitos e destacando direitos e deveres. Um exemplo comum é a repintura do espaço interno do imóvel utilizado para o funcionamento de uma loja de esquadrias de alumínio, por exemplo, assim como o reparo de possíveis danos causados às estruturas.

Quais as vantagens do aluguel com intermédio de imobiliária?

As imobiliárias contam com estrutura e profissionais especializados para evitar situações injustas ou de conflito durante todo o processo de locação de imóveis. Grande parte dos conflitos que ocorrem nessa relação são resultado principalmente da falta de informação, falhas de comunicação e falta de esclarecimento sobre as regras que estão envolvidas na locação.

Portanto, o contato com uma imobiliária especializada em locação de imóveis evita dores de cabeça para proprietários e inquilinos, porque faz o intermédio entre eles. Os corretores trabalham para otimizar e facilitar os processos envolvidos e podem ter o trabalho considerado bem sucedido quando todas as partes ficam satisfeitas.

Entretanto, é bastante comum o aluguel por conta própria, direto com os proprietários dos imóveis. Apesar de parecer mais barato no princípio, a escolha pode render problemas e gastos extras, já que implica em processos de aluguel que muitas vezes são feitos sem o amparo legal, sem ferramentas adequadas e dispensando as condições de negociação ideais.

Contudo, dentre as vantagens de contratar uma imobiliária para a locação de imóveis é possível destacar:

Divulgação e atendimento

Quando o imóvel é entregue para a gestão da imobiliária, ela também fica responsável por divulgá-lo a possíveis interessados, com seus próprios recursos, o que muitas vezes é feito por meio de sites, aplicativos, redes sociais e parcerias.

Além disso, geralmente, os imóveis recebem uma placa de sinalização, indicando a disponibilidade e telefone para contato, o que amplia as possibilidades de negócio.

Com relação ao atendimento, as imobiliárias contam com equipes especializadas. Elas estão focadas em tirar dúvidas, acompanhar em visitas, encaminhar propostas, cuidar de manutenções, resolver divergências, entre outras funções.

O diferencial das empresas muitas vezes fica por conta da atuação dos corretores de imóveis e consultores de locação, que oferecem tratamento especializado tanto aos proprietários e locatários.

Eles focam os esforços na procura de um imóvel ideal para o inquilino montar uma fábrica de elástico, ou qualquer outro empreendimento, e muitas vezes contam com uma ampla lista de contatos, proporcional à experiência do profissional.

Análise para cadastro

Na locação diretamente com os proprietários, muitas vezes a conferência de informações pode ser dificultada, diminuindo a segurança de todo o processo de aluguel. Já no contato com imobiliárias, pelo contrário, os candidatos devem se apresentar e passar por uma análise cadastral.

A análise tem o objetivo de avaliar a legalidade dos documentos apresentados pelo possível inquilino. Se ele não tiver nenhuma restrição legal, então o contrato para locação pode ser feito, com base na legislação vigente.

Imobiliárias com mais estrutura e qualidade geralmente contam com ferramentas para a análise de crédito e autenticidade de documentos. Isso ajuda a evitar problemas como a inadimplência, assim como a realização de um contrato sem brechas para problemas futuros.

Vistoria do imóvel

A vistoria é uma vantagem na locação de imóveis com imobiliárias. As empresas também oferecem como diferencial inspeções feitas por profissionais. Os conhecimentos e experiências na área garantem que essa etapa de extrema importância seja realizada adequadamente, do início ao término do contrato de locação.

A comprovação da situação do imóvel é utilizada principalmente na entrega, quando o inquilino pode precisar pagar por eventuais danos ou sinais de mau uso, com a contratação de uma empresa de pintura predial, entre outros serviços. Locatários que se recusam a arcar com os custos podem ser processados.

Controle financeiro

No aluguel por contra própria, o proprietário do imóvel precisa fazer o controle financeiro, com recebimentos, cobranças, repasses, reajustes e toda a burocracia que está relacionada aos processos. O controle financeiro não só é bastante chato de se fazer, como também pode representar prejuízos se não for bem executado.

Com o intermédio das imobiliárias, proprietários e locatários são informados sobre as responsabilidades de cada um e cobrados adequadamente, evitando a inadimplência. Ao proprietário, cabe apenas a conferência do recebimento do dinheiro, o que facilita muito os processos de locação.

Consultoria durante toda a locação

Durante todo o período de vigência do contrato, a imobiliária serve como uma central para suporte a ambas as partes, tirando dúvidas e resolvendo eventuais problemas. Desta forma, evitam-se problemas decorrentes de serviços de reparo mal prestados na manutenção preventiva predial, por exemplo, indicando os profissionais mais adequados para cada situação.

A conclusão é que o trabalho desempenhado pelas imobiliárias é crucial para processos de locação de imóveis mais tranquilos para proprietários e locatários. A atuação das empresas possibilita o equilíbrio na relação, evitando conflitos e oferecendo as soluções mais indicadas para cada um.

É imprescindível, porém, a contratação de uma empresa especializada de confiança, com histórico de boa atuação no mercado e boas referências. O pedido de indicações de familiares e amigos pode ajudar bastante na escolha da imobiliária ideal para os processos de locação de imóveis.

Desta forma, é possível garantir as vantagens de um contrato de locação bem estabelecido, que afetam a experiência tanto do locatário quanto do locador e tornam as transações ainda mais compensadoras.