Alugar é um processo importante não só para o inquilino, mas também para o proprietário, e quanto mais você souber sobre, mais rápida e fácil tende a ser a transação.
Então vamos conferir algumas dicas básicas que podem lhe ajudar nessa empreitada.
1. Conheça o seu público-alvo
Os imóveis não são iguais, assim como não são os bairros onde eles estão localizados. Existem áreas classificadas como residenciais, comerciais, estudantis, até áreas conhecidas como polos hospitalares, como é o caso da Ilha do Leite e proximidades, aqui no Recife. Fora isso, também existem áreas que “têm um pouco de tudo”. De toda forma, a questão aqui é simples: onde o seu imóvel está inserido e o que a localidade oferece?
A resposta a essa pergunta pode fornecer um excelente norte para você ter em mente um perfil de inquilino que pode ter interesse nele. Por exemplo, imagine um imóvel no bairro da Cidade Universitária. Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Talvez nem seja a primeira, no seu caso, mas rapidamente você chegará em “universidade”. Ou seja, pode ser uma ótima opção para estudantes
“E no que isso me ajuda?”. Além de toda a adaptação que você pode fazer em termos de negociação, você pode efetuar melhorias no apartamento que ofereçam ao público-alvo diferenciais atrativos para fechar o negócio.
O seu apartamento pode inclusive já ter características que sejam interessantes para ele. Em ambos os casos, o conhecimento do público em potencial fará com que você anuncie o seu imóvel de uma forma mais atrativa.
2. Busque melhorias
Falando em melhorias, são aspectos a se avaliar para tornar o seu imóvel mais atrativo. Podem variar de um sistema de encanamento/chuveiro de maior qualidade, até posicionamento de janelas/qualidade da ventilação (considerando que o seu imóvel possa sofrer modificações em paredes, vale salientar).
De toda forma, são mudanças na infraestrutura geral que melhorarão o seu imóvel.
3. Monte uma boa apresentação
O seu imóvel pode ser perfeito na infraestrutura, estar muito bem localizado, com ótima ventilação, espaço suficiente e mesmo bom preço, mas nada disso adiantará se você não conseguir passar essa impressão para quem está buscando. Assim como mostrar os diferenciais favoráveis para o público-alvo, busque também passar a melhor imagem possível para ele.
Aqui não estamos falando da famosa “maquiada”. Se puder, renove a pintura das paredes, revitalize as grades, faça uma boa limpeza geral, entre outros. Não só a ideia de entrar em um imóvel “pronto” lhe beneficiará, como também a ideia de conforto e agrado para o inquilino.
Em alguns casos, vale a pena tirar fotos com mobília para que as pessoas consigam visualizar a arrumação de seu futuro lar e ter uma ideia de escala.
4. Seja flexível
Bem sabemos que já no momento que pensamos no primeiro preço que pretendemos cobrar, já estamos pensando no que pode ser feito com esse valor, mas lembre-se que o inquilino também faz planos semelhantes. Ou seja, é uma via de mão dupla!
Existem muitos fatores envolvidos numa negociação e aqui não queremos dizer para sempre baixar o seu preço. De forma alguma! O lembrete vem para salientar que vale a pena considerar o contexto geral para tentar viabilizar o negócio.
Por exemplo, se o seu imóvel tem as mesmas características gerais dos outros imóveis da região e o seu preço está acima, pode valer a pena considerar um pedido de baixa pelo potencial inquilino. Outro fator é se o seu imóvel estiver há um bom tempo anunciado. Será que não vale a pena aceitar uma baixa para poder gerar renda?
5. Monte os anúncios
Como dito anteriormente, tire fotos que valorizem o seu imóvel, que mostrem a organização e a limpeza, e monte uma descrição que deixe claro os diferenciais dele e dos arredores.
Além disso, busque as plataformas que podem fornecer o melhor retorno de acordo com o seu público-alvo. Isso não quer dizer que você só anunciará nelas, mas definitivamente não as deixe de fora!
Caso a Âncora esteja entre um dos portais interessantes para você, saiba que o nosso anúncio é gratuito. Não só você não terá gastos referentes a esta etapa, como se beneficiará da visibilidade que o nosso portal oferece.
6. Organize o atendimento
Busque estar o mais acessível possível. Disponha contatos ativos, esteja presente e seja cordial. Um bom atendimento é uma ótima via em direção ao fechamento.
Disponibilize horários e formas de visitas claras, para que todos estejam cientes do procedimento, de forma a facilitar os encontros.
Caso não tenha tanto tempo à disposição e considere que um acompanhamento próximo pode aumentar as suas chances de aluguel, a Âncora está à disposição para ajudar.
Uma vez que seu imóvel esteja cadastrado na nossa base, os interessados serão acompanhados por profissionais que farão a apresentação da propriedade e os primeiros tratativos.
7. Realize uma vistoria
Quando estiver mais próximo do fechamento, não se esqueça de realizar uma vistoria! Esta etapa é fundamental para evitar problemas futuros.
Juntamente com o inquilino, passe um pente fino no imóvel e documente o seu estado, envolvendo tudo. Assim, qualquer solicitação ou problema gerado poderá ser verificado nessa lista e resolvido com a melhor diplomacia possível.
–
Caso precise de mais dicas ou direcionamento, acesse o nosso portal e fale você mesmo com um de nossos consultores!