Âncora Imobiliária

Se você deseja se mudar para uma casa, toda precaução é bem-vinda. Pode ser que você encontre alguma imperfeição, e alguns consertos que devem ser feitos. Por causa disso, aqui você vai descobrir alguns cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado.

O momento em que você faz o contrato e consegue as chaves na sua mão é maravilhoso. Mas a atenção não para por aí. Não é porque você possui as chaves em sua mão que você deve parar de se preocupar.

Aqui vão alguns cuidados para que você esteja prevenido na sua nova moradia.

 

Teste a parte elétrica e hidráulica da casa

Existem leis que todo inquilino deve saber quando vai alugar um imóvel. De acordo com o artigo 22 da Lei do Inquilinato, aquele que está cedendo a casa para você morar é obrigado a entregá-la em perfeitas condições para se habitar.

Por esse motivo, é recomendado que você fizesse uma vistoria em toda a casa, e veja se tudo está funcionando corretamente. Teste se o gás está funcionando, se a energia está distribuída em todos os cômodos, veja se a chave de energia está normalizada, teste registros de água, torneiras, chuveiros, tomadas, e todos os demais acessórios.

Verifique também a voltagem da rede elétrica, para que não aconteça acidente nenhum com os seus aparelhos eletrônicos. Esse é mais um dos cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado.

Se algo estiver errado, comunique imediatamente a imobiliária que você contratou. Faça isto por escrito, para que você tenha um comprovante de que ela foi informada de todos os defeitos que a casa apresenta. Assim, você não será cobrado pelos reparos, e quando for entregar o imóvel nada será colocado sob a sua responsabilidade.

 

Se está em um condomínio, se informe sobre todas as leis de mudança

Antes de se mudar, se informe sobre tudo o que é exigido naquele local. Conheça todos os procedimentos para que não haja nenhum problema futuro. Geralmente, o jeito de você fazer isso é através de uma data em que você marca e se encontra com o síndico do prédio. Procure mais informações sobre isso antes de se mudar.

Os regimentos internos dos prédios levam em conta a segurança e o bem-estar de todos os moradores. Essas regras são importantes porque pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar para fazer maldades. Este tópico é muito importante, é mais um dos cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado.

Uma última observação é se você tem animais de estimação. Alguns condomínios não permitem a permanência desses animais, por isso é  importante você saber de antemão as informações do lugar para onde você está se mudando.

 

Conclusão: Verifique tudo o que for possível quando você estiver se mudando!

 

Essas informações são as principais, mas você deve pesquisar sobre todas as condições que o imóvel está. Existem muitos cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado.

Se não é um condomínio, mas uma casa, verifique como é a vizinhança, e se o bairro é um local seguro para se morar. Se já se mudou, troque as fechaduras das portas que dão acesso à entrada do imóvel. Pode ser que os inquilinos que estavam antes de você compartilharam o segredo das portas com terceiros.

Toda atenção deve ser tomada! Estes são alguns dos cuidados que você deve ter ao se mudar para um imóvel alugado.

Âncora Imobiliária

Este artigo foi produzido pela Âncora Imobiliária. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Como encontrar o imóvel ideal para locação?
26 nov
Sem categoria

Como encontrar o imóvel ideal para locação?

Chegou a hora de você alugar um imóvel, mas não pense que escolher um imóvel é fácil, e dificilmente você […]

leia mais
Dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez
22 ago
Sem categoria

Dicas para quem vai alugar um imóvel pela primeira vez

Hoje em dia são muitos os motivos que levam uma pessoa a alugar um imóvel, sejam eles a busca por […]

leia mais