Comprar ou alugar um imóvel, o que fazer? Todo investimento financeiro tem de ser bem calculado e pensando nisso esse artigo vai tirar suas dúvidas. Você verá os benefícios e malefícios de cada um.
Com os altos impostos, taxas abusivas e proprietários cada vez mais gananciosos, a situação das pessoas que desejam adquirir seu próprio espaço fica bem mais complicada.
Para muitos, o maior investimento da vida é ter uma casa própria. Dependendo do tamanho do terreno e do seu investimento, a compra dela pode durar até trinta anos.
Você tem que pensar bem quando tomar essa decisão, pois não é fácil investir e depois voltar atrás. Será que é melhor comprar ou alugar um imóvel? A resposta dessa questão é difícil porque acompanha outros inúmeros fatores.
Quando a sua casa é própria, toda a reforma que quiser fazer é bem-vinda. O imóvel fica a sua cara, com as cores e tamanhos que desejar. Essa é uma ótima vantagem porque você não fica refém por ser inquilino. Saber que você pode deitar todos os dias em um teto que é seu é confortante, e, claro, o valor do imóvel sobe com a valorização do mercado.
Uma boa vantagem também é contar com aquela grana que você provavelmente estaria pagando aluguel. Mas, continue lendo e veja se a casa própria realmente pode continuar sendo o seu sonho ou se está mais para um pesadelo.
Qual benefício o aluguel pode me oferecer?
A decisão de comprar ou alugar um imóvel é bem mais difícil do que parece, até porque, existem muitas vantagens em morar numa casa alugada. O contrato tem poucas restrições, então você pode entrar e sair quando “quiser”.
Também é bom lembrar que se o arrependimento bater, você pode voltar atrás de uma maneira bem mais fácil.
A decisão de comprar uma casa própria e ficar para sempre no mesmo lugar é difícil! A opção de morar de aluguel é bem mais fácil de ser tomada.
Além disso, o valor do aluguel sobe muito menos comparado ao valor imobiliário. Esse é um grande benefício se você tiver dúvida se deve comprar ou alugar um imóvel.
O aluguel é mais vantajoso porque a compra só é viável para garantir um bem estar para os moradores.
Tratando de investimentos, é bem melhor a possibilidade de o consumidor começar um mercado capital para aumentar a renda.
Infelizmente muito veem o aluguel como um vilão, mas isso não é verdade! Muito pelo contrário. Acredite, pode ser bem interessante pagar todo mês porque os valores estão bem menores comparados aos percentuais baixos dos imóveis.
Outro ponto a favor do aluguel é o custo de manutenção, que é bem reduzido comparado ao imóvel próprio. Existem condomínios que fazem reformas periódicas, e o proprietário que arca com todo o custo. Com o passar do tempo esse valor não é tão irrelevante.
Comprar um imóvel não é um investimento com sucesso garantido. Com o sobe e desce do mercado ele pode desvalorizar muito, ou então crescer em um ritmo muito menor.
Comprar ou alugar um imóvel: Qual a melhor decisão a ser tomada?
Como já dissemos, o aluguel não é um vilão! Lembre-se disso, pois a mentalidade brasileira está corrompida nessa questão. Com um mercado financeiro instável, é muito arriscado fazer alguma compra para depois ela ser desvalorizada.
Comprar ou alugar um imóvel pode não ser uma tarefa simples de ser decidida, mas essa decisão vai impactar toda a sua vida. Tenha cautela e escolha a melhor decisão para você e para a sua família.
A escolha para comprar ou alugar um imóvel é somente sua. As vantagens e desvantagens de cada um foram apresentadas, basta você decidir calmamente o que fazer. Mas, se você escolher a compra, também tenha em mente o risco que você estará assumindo, afinal, o mercado favorece muito mais o aluguel do que a compra de imóveis.