Podem até tentar, mas o maior carnaval de rua do Brasil e do mundo continua sendo o pernambucano. Nossa mistura de ritmos, tribos, guetos, gostos e estilos de carnaval fazem com que seja o destino certo entre as pessoas de todos os locais. A versatilidade de estilos de festas dá gostinho de quero mais aos turistas que acabam querendo vir em anos diferentes para vivenciar o carnaval.
O que levar?
Se você for carnavalesco de primeira viagem, iremos deixar algumas dicas para fazer com que esses dias se tornem memoráveis para te deixar com uma saudade boa. Vamos começar pela mala! Traga roupas leves, pois o conforto e a alegria são palavras de ordem nesta tão esperada época do ano, tênis no pé, de preferência algum sapato que você não vá ter pena de aproveitar e protetor solar para não se preocupar com o sol. Para o carnaval de Olinda muita gente vai com roupa de banho por baixo, pois algumas casas dão banho de mangueira para aliviar o calor.
Falando em água e calor, não podemos deixar de lembrar de sempre se manter bastante hidratado, tendo em vista que você vai querer brincar todos os dias com saúde e por inteiro. Por último e não menos importante, vamos lembrar da segurança, traga seu porta dólar para colocar dinheiro, documentos e celular caso queira, com isso você poderá relaxar e curtir as festividades de maneira bem mais tranquila.
Roteiro
Mala feita? Agora é só cair na folia. Opa, mas qual o roteiro que devo fazer? Vamos aos poucos. Chegando na sexta-feira vá se ambientando, aproveite para pegar um sol na praia de Boa Viagem, curta o clima e a receptividade típico da nossa região, volte para o hotel, tome um banho, faça uma boa refeição e já pode seguir para o Recife Antigo para conhecer os palcos e procurar qual você se identifica mais. Comece leve e curta os shows, mas cuidado pra não queimar a largada e gastar todo o gás na véspera.
Chegamos ao querido sábado de carnaval, dia de muita alegria e de sorrisos estampados nos rostos dos foliões que passam pelas ruas, pois é dia do magnânimo Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo. Vá cedo para conseguir chegar de forma tranquila. Se você for da turma raiz, vá para a rua e aproveite bastante, deixe os seus pertences de valor no hotel para cair na folia sem preocupações. Por outro lado, para os que curtem algo mais arrumado e festas mais produzidas, camarotes não irão faltar para todos os tipos de públicos, idade, preços, estilos de música e serviços. Para os que ainda tiverem gás, recomendo dar um pulinho em Olinda para ver o movimento ou voltar para o hotel. De noite pode pode curtir os shows do palco principal em Recife Antigo, onde encontrará as maiores atrações e outros diferentes polos como: o infantil, o cultural, o alternativo e o beat que é do cenário mais local. Toda esta mistura de povo que deixa a festa ainda mais linda.
Seguimos a viagem, mas agora vamos para a cidade vizinha que muito nos diverte, traz boas memórias, risadas e muita diversão. Para chegar lá, a melhor solução para ida e volta é o expresso folia que sai de alguns shoppings da cidade, no início ele pode até parecer uma má ideia pela fila, mas na volta você irá agradecer por ter como voltar. Dê uma passeada pelas belíssimas ladeiras, ria bastante e veja que a criatividade nesta época do ano não tem limites. Cada rua tem um público e estilo diferente, porém em todas elas terá sempre uma troça, um som e uma brincadeira que lhe fará tirar os pés do chão.
Alto da Sé é uma excelente pedida para descansar, você pode se deliciar com as comidas locais e ter uma vista de tirar o fôlego. Temos blocos conhecidos como: “sala da justiça”, “bloco da lama”, “eu acho é pouco” e tantos outros. Para quem curte uma bateria, nada melhor do que acompanhar o bloco do “d’breck”, “patusco”, “sambadeiras” e “samba preto do velho”.
Descanse no final da tarde para ir inteiro para o Recife Antigo. Os dois dias finais de folia pode mesclar o nutella com o raiz. Caso você queira um pouco do carnaval luxo, temos camarotes bem conceituados com serviço premium e atrações nacionais e internacionais que servem para dar uma quebrada no ritmo da querida cidade vizinha, pode ser uma opção para a segunda ou terça.
Agora em 2020 temos 3 camarotes grandes em Olinda e um na zona sul do Recife. Pode ser uma opção para balancear os estilos de festa e curtir esse lindo evento de todas as formas possíveis. Fechando com chave de ouro, o dia restante será o coringa para você voltar naquilo que mais lhe agradou, seja um dia na ladeira ou um dia em outro no camarote. Dessa forma você terá experimentado de tudo um pouco e voltará com a certeza do que realmente gosta.
Oh, quarta-feira ingrata, chega tão depressa só pra contrariar… Tudo que é bom dura pouco e passa voando. Nada melhor do que tirar esse último dia para ir na praia de Porto de Galinhas, um dos mais belos cartões postais do nosso estado, relaxe e relembre cada momento espetacular que você viveu nos últimos 4 dias. Agora é hora de voltar pra casa já com a vontade de vir curtir o carnaval do ano que vem. Acredite, estaremos lhe esperando de braços abertos, prontos para te mostrar com todo carinho e amor que o povo pernambucano tem como marca registrada.