Finalmente o sonho da casa própria está se concretizando! Comprar o primeiro imóvel é um momento delicioso e que gera muitas expectativas, portanto, é fundamental visualizar bem as oportunidades para fazer um bom negócio. Se você se planejou e está decidido que Recife é a cidade que você vai iniciar a vida a dois ou construir um lar para sua família, separamos 5 dicas para comprar o primeiro imóvel na chamada Veneza brasileira.

Primeiramente, parabéns por escolher Recife. Graças às suas atrações turísticas e influências das colonizações portuguesa e holandesa, quem escolhe morar na cidade entra em contato com diferentes culturas. Isso garante aos moradores uma ótima infraestrutura e qualidade de vida. O lazer também é ponto forte aqui, e você encontrará opções que vão desde museus, casas de shows, cinemas, teatros, bares, restaurantes e passeios culturais. E claro, suas maravilhosas praias.

Vale lembrar que nos últimos anos a cidade passou por ondas de crescimento imobiliário, o que aumentou o número de imóveis, moradores e bairros. Portanto, assim como qualquer grande capital, cada região oferece características únicas, que variam de acordo com o estilo de vida dos moradores.

Agora sim, vamos para as dicas para comprar o primeiro imóvel no Recife. Boa leitura!

 

  1. Faça um planejamento financeiro

A aquisição de um imóvel requer muito planejamento e organização. Seja qual for a forma de pagamento que você escolheu, guarde dinheiro não apenas para o valor da casa ou do apartamento, mas também com documentos, mudanças e até mesmo móveis e eletrodomésticos em alguns casos.

Sem falar dos gastos que você terá como morador. Cada bairro tem suas características e alguns demandam mais despesas, outros menos. No Recife, o Jaqueira, na zona norte, é um bairro nobre e poderá ter preços mais altos. Já o bairro do Pina está a 5 minutos do centro da cidade e te dará maior comodidade e menos gastos com transporte.

Portanto, a dica é pensar com calma e comparar seus gastos atuais com os que você terá quando se mudar para o novo imóvel. Não se empolgue e apresse as coisas. Tenha, inclusive, uma reserva de emergência.

 

  1. Considere as necessidades suas ou da família

Coloque na ponta do lápis as exigências do estilo de vida seu ou da sua família. Você precisa estar próximo de escolas ou faculdades? Existem mercados por perto? Quais ônibus ou metrôs passam no local? O imóvel tem quartos suficientes para futuros filhos? Tem um espaço para o cachorro? O bairro oferece segurança?

Comprar um imóvel é um investimento para a vida, então não se importe tanto com o tempo que essa procura possa levar, mas sim em encontrar um imóvel que tenha tudo o que você ou sua família precisa. O ideal é considerar tanto o curto quanto o longo prazo. Pode parecer uma busca complicada, mas vale a pena. Nessas horas, um corretor de imóveis da Âncora Imobiliária pode te ajudar, pois nós conhecemos a fundo cada cantinho da cidade.

 

  1. Analise a documentação do imóvel

É muito importante fazer uma análise da propriedade e pesquisar se o imóvel está dentro das leis. Também é algo que irá demandar tempo e investimento, porém fundamental para não cair em nenhuma armadilha.

Dentre os documentários que você deve checar posteriormente, estão a cópia da matrícula atualizada, Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial, Certidão de Nascimento, Certidão de Distribuição Cível, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas e o IPTU. Mas não se assuste com esses nomes, a Âncora pode te ajudar aqui também.

 

  1. Estude a situação do mercado

Como o mercado imobiliário é extremamente dinâmico, é importante acompanhar as notícias e fatos locais para entender se é o momento ideal para adquirir um imóvel na região escolhida. Esse é uma ramo influenciado por diversas questões, como a política e a economia do país, do estado e até da própria cidade.

Mas o que você ganha com esse estudo? Com isso, é possível saber se os preços dos imóveis no Recife estão sendo vendidos por valores menores e, assim, decidir o melhor momento para fazer negócio. Além disso, as regras e taxas de juros oferecidas no financiamento imobiliário também sofrem alterações de acordo com o local, então fique atento. Nesse caso, é importante contar com a orientação de uma imobiliária de confiança.

 

  1. Escolha entre um imóvel novo ou usado

Se você não estiver com muita pressa, pode optar por um imóvel na planta, pois assim você pode conseguir valores menores. Sem falar que um imóvel novo é sempre mais moderno e ninguém morou ali ainda, portanto tudo estará novinho para você aproveitar.

Mas se você está em busca de um local para morar com certa urgência, um imóvel usado pode te atender perfeitamente. Existem algumas vantagens nos imóveis antigos, como o preço, paredes mais espessas e até mesmo uma localização privilegiada, já que antigas construções geralmente eram erguidas em regiões centrais. Além disso, muitas vezes eles oferecem um tamanho maior, e um alto potencial de valorização, pois já passaram por diversas reformas e melhorias.

No fim das contas, é você quem decide qual a melhor opção. Leve em conta suas prioridades.

 

Gostou das dicas? Se você está buscando o sonho da casa própria no Recife, não deixe de conferir nossas opções de locação e venda de imóveis. Estamos há 37 anos na região e somos especialistas em realizar os sonhos dos recifenses. Você pode entrar em contato conosco por este link.