Âncora Imobiliária

Veja como negociar ao alugar um apartamento e conseguir, quem sabe, um abatimento no valor mensal do aluguel!

 

Alugar um apartamento não é tarefa simples, embora em 2017 o valor dos aluguéis tenham caído. Sempre temos que visitar diversos imóveis até achar um que atenda às nossas necessidades e que esteja dentro das nossas possibilidades.

Valor, forma de garantia, prazo de contrato, reajustes e outros fatores entram na escolha de como negociar ao alugar um apartamento.

E a pesquisa deve ser muito bem feita, pois trata-se do local onde iremos morar, portanto, a escolha deve nos agradar. Nada pior do que não se sentir bem na própria casa, não é mesmo?

Mas para te ajudar nessa complicada tarefa de achar o apartamento ideal, vamos abordar como negociar ao alugar um apartamento. Então, se você tem muitas dúvidas, leia até o final e anote as dicas!

 

1º ponto: Pesquisar imóveis na mesma região

 

Para negociar valores de locação é importante que você pesquise o valor médio cobrado pelo aluguel em apartamentos da região, com condições parecidas ao que você gostou. Assim, fica mais fácil negociar o valor do aluguel.

Pesquise com seu corretor de imóveis nos condomínios, jornais e internet. Assim, se você considerar que o valor que proprietário está cobrando pela locação está alto para a região, é possível fazer uma contraproposta.

 

 

2º ponto: Bom pagador

Se você já mora de aluguel, apresente todos os recibos do valor pago mensalmente ao proprietário do imóvel. Isso comprova que você é um bom pagador e que locador não quer um inquilino que honre com as despesas em dia?

Isso conta pontos a seu favor, permitindo uma melhor negociação.

3º ponto: Negociar a multa rescisória

 

Isso também está entre os fatores sobre como negociar ao alugar um apartamento. Geralmente, cobra-se o valor de 3 aluguéis, caso você deixe o imóvel antes do previsto do tempo que consta no contrato.

Procure negociar esse prazo ou o valor da multa. Explique que a intenção é residir no local dos 30 meses previstos no contrato, mas imprevistos podem acontecer.

E se isso acontecer com você e o proprietário aceitar essa negociação, o prejuízo será menor se precisar ou quiser se mudar antes do prazo previsto em contrato que incide multa.

 

4º ponto: Valor do condomínio

O valor do condomínio é alto, tente então negociar o valor da locação mensal. Explique ao proprietário que o valor cobrado pelo condomínio é muito alto, então um pequeno desconto no aluguel o ajudará a arcar em dia com as despesas.

 

5º ponto: Benfeitorias

 

O apartamento é antigo e precisa de alguns ajustes, então proponha a arcar com esses reparos e, em contrapartida, contar um desconto no valor mensal do aluguel. Obviamente, a conta tem que fechar, o desconto conseguido tem que ser maior ou igual aos reparos que eventualmente você fará no imóvel.

 

6º ponto: Tempo que o imóvel está vazio

Também é uma dica importante sobre como negociar ao alugar um apartamento. Pesquise quanto tempo o imóvel está vazio esperando uma locação. Tem imóveis no mercado que estão esperando por uma locação a mais de seis meses.

Procure, delicadamente, negociar o valor colocando essa questão ao proprietário. Afinal, é melhor que ele ofereça um abatimento do que continuar sem receber alugueis do apartamento e, pior, ainda tendo de arcar com o valor do condomínio.

 

Tente sempre fazer um bom negócio, tanto para você quanto para o proprietário!

 

Siga as nossas dicas e, mais importante, faça a negociação sendo sincero com o proprietário do imóvel – isso te dá mais chances de conseguir uma boa negociação para locar o apartamento que você deseja.

Âncora Imobiliária

Este artigo foi produzido pela Âncora Imobiliária. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!