Bem-vindo! É uma satisfação tê-lo como nosso mais novo cliente!
Esperamos que você tenha uma locação tranquila, por isso elaboramos este “Manual do Locatário”. São informações básicas, porém muito importantes, para ajudar você do início ao fim da locação. Nele você encontrará também esclarecimentos sobre as dúvidas mais comuns, baseados na Lei do Inquilinato e em seu Contrato de Locação.
Esperamos que ele seja útil e que esta locação atenda às suas necessidades, proporcionando conforto, segurança e felicidade.
Mantenha-o sempre em mãos!
Informações Gerais
Horários de atendimento administrativo da sede: De segunda a quinta, das 08h00 às 18h00 e sexta das 08h00 às 17h00.
Energia e Água
Lembramos que a transferência de titularidade das contas às concessionárias de energia e água para o seu nome é de sua responsabilidade, conforme previsto no Contrato de Locação.
0800 081 0120
0800 081 0195
Importante!
Em seu CPF não poderá constar pendências financeiras de qualquer outro imóvel junto às concessionárias.
Não é permitida a transferência de titularidade ou nova ligação em nome de terceiros.
Após a transferência envie, dentro do prazo de 30 dias, cópia da 1a conta emitida em seu nome para o e-mail celpe@ancoraimobiliaria.com.br
Vistoria e ocupação de imóvel
Vistoria Inicial do Imóvel
Ao receber suas chaves, confira o estado de conservação do imóvel com o relatório de Vistoria Inicial que lhe foi entregue e avise-nos formalmente de eventuais divergências em até 7 (sete) dias.
Mudança e Entrega de Móveis
Verifique com o condomínio datas, horários e procedimentos permitidos de acordo com o Regulamento Interno do prédio, evitando transtornos e penalidades por infração.
Ocupação do Imóvel
Para sua segurança, efetue a troca dos segredos das fechaduras de acesso ao imóvel.
- Teste os registros de água, gás e ligue a chave geral de energia.
- Teste todas as torneiras, chuveiros, tomadas, descargas e demais acessórios.
- Verifique a voltagem da rede elétrica do imóvel e de seus aparelhos.
Manutenção
- Todo locatário deve cuidar do imóvel como se fosse seu. Surgindo qualquer problema, comunique-o imediatamente através do e-mail vistoria@ancoraimobiliaria.com.br (uma prova de que teve o cuidado de levar o fato ao conhecimento do proprietário do imóvel), evitando assim que o mesmo se agrave e que você seja responsabilizado por negligência.
- Mantenha sua caixa d´água tampada e limpa.
- Limpe periodicamente as calhas do imóvel.
- Providencie o desentupimento de ralos, vasos, pias, sanitários, caixa de gordura e esgoto a qualquer sinal de irregularidade.
- Evite o acesso de terceiros ao telhado, a fim de preservar o estado das telhas e evitar acidentes.
- Evite molhar as portas de madeira dos banheiros, cozinha, área de serviço, de maneira que elas sejam conservadas em bom estado.
- A conservação, reforma e manutenção das calçadas cabe também ao locatário, seja ele comercial ou residencial.
- Nenhuma modificação interna ou externa ao imóvel poderá ser realizada sem o consentimento prévio do locador.
Pagamentos
Pagamento de Aluguel
Mensalmente, seus boletos serão encaminhados por e-mail e por SMS. Fique atento ao vencimento do seu aluguel, evitando pagamentos em atraso. Lembre-se, após o vencimento haverá cobrança de multa e juros, conforme previsto no Contrato de Locação.
2ª Via de Boletos
Caso você não receba o boleto para pagamento, basta acessar o site www.ancoraimobiliria.com.br e imprimir a 2a via ou comparecer na nossa sede para retirá-lo.
Encargos
São encargos da locação: IPTU, SPU, Taxa de Bombeiro, condomínio, gás, água/esgoto, luz e seguro contra incêndio, e poderão ser cobrados junto com o aluguel em um único boleto gerado pela Âncora.
IMPOSTO DE RENDA - IRRF
Quando o locatário for pessoa jurídica, o locador pessoa física e caso o valor do aluguel ultrapasse o limite de isenção de imposto de renda na fonte, automaticamente o boleto indicará o valor do IRRF, que será creditado no boleto de aluguel e deverá ser pago pela empresa locatária através da guia DARF, e encaminhá-la mensalmente através do e-mail darf@ancoraimobiliria.com.br. Obs.: Não esqueça que o valor do aluguel deverá ser informado anualmente a Receita Federal através da DIRF. Lembre-se: O não pagamento do imposto de renda na fonte constitui apropriação indébita de erário, público, sujeitando-se as penalidades cabíveis e a representação fiscal para fins penais por crime tributário.
Seguro Incêndio
Em caso de sinistro, entre em contato direto com o seu Gestor de Relacionamento Âncora.
Desocupação do Imóvel
Condições para devolução do imóvel
- Comunique formalmente (por escrito) sua intenção de desocupar o imóvel 30 (trinta) dias de antecedência.
- Confira o estado de conservação do imóvel com a Vistoria Inicial, pois as condições do mesmo deverão estar exatamente como no início da locação.
- Efetue a limpeza geral do imóvel, pintura e todos os reparos necessários antes da entrega das chaves.
- Solicite a exclusão de sua titularidade junto às concessionárias de energia e água, no momento da desocupação e entrega das chaves conforme previsto no Contrato de Locação. É também de sua responsabilidade o pagamento de contas residuais.
- Após verificar os procedimentos de Desocupação do Imóvel, compareça à sede da Âncora Imobiliária para entrega das chaves.
Telefones Úteis
Compesa Prontidão 0800 081 0195
Celpe Prontidão 0800 081 0196
Bombeiro 193
Defesa Civil 199
Disque Denúncia 181
Polícia Militar 190
Esperamos que este “Manual do Locatário” tenha sido útil e que a Âncora Imobiliária tenha cumprido com seu papel de forma eficiente durante toda a locação.
É uma grande alegria tê-lo(a) como cliente. Por isso, mesmo após a desocupação do seu imóvel, queremos permanecer ao seu lado. Se você está em busca de uma nova locação a Âncora oferece inúmeras opções de imóveis, além de desconto no primeiro mês da sua próxima locação. Você muda de imóvel sem mudar de administradora. É só consultar a nossa equipe.